Fotógrafo alemão presta homenagem a mulheres com cancro da mama no Hospital de Santa Maria




Inaugurada no passado dia 6 de outubro, na Galeria de Exposições do Piso 2 do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a exposição de Uli Schmidt, fotógrafo alemão a residir na vila portuguesa de Óbidos, pretende ser um convite ao espetador para que este pense sobre a "efemeridade" do nosso mundo e da nossa forma de estar nele.
"A pandemia obrigou-nos a abrandar e foi um momento único para pensarmos sobre as nossas vidas", conta o o fotógrafo.
As fotografias baseiam-se em cartazes - sobrepostos e rasgados - que contam diversas histórias e que, acima de tudo, refletem a rapidez e o consumismo existentes na nossa sociedade.
Para Uli Shmidt, poder expôr o seu trabalho no Hospital de Santa Maria traz consigo uma simbologia à qual o autor não consegue ficar indiferente, devido ao facto de esta ter sido uma das instituições hospitalares mais fustigadas pela pandemia. "Fiquei impressionado com as filas e com a quantidade de pessoas à espera, à porta deste hospital, há uns meses, durante o pico da pandemia".

Esta iniciativa inclui-se num conjunto de atividades que a associação Amigas do Peito está a desenvolver para assinalar este mês - chamado Outubro Rosa - dedicado à sensibilização para o cancro da mama.
"Quando fiz o convite ao Uli ele aceitou de imediato. Estes são retratos complexos, que têm várias interpretações, que escondem várias histórias. E toda a mulher ou homem, tem sempre algo que não quer revelar. Devido à covid-19, tivemos muita gente que se isolou, que se escondeu, e que chegou com cancro avançado ao nosso hospital", explica Emília Vieira, presidente da associação. Caso alguma peça se venda, metade do dinheiro será doado à Amigas do Peito.
Os textos que acompanham as fotografias, e que também integram a exposição, são da autoria da tunisina Amina Bouyahia, cuja interpretação ajuda o espetador a refletir sobre a fugacidade da vida.
A exposição "Retratos (não) caducados" está aberta ao público até 31 de outubro, com entrada gratuita.
12 outubro 2021
-
Europa. Cerca de 10% dos cancros associados a poluição
Na União Europeia, todos os anos, 2,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com um cancro e 1,3 milhões morrem desta doença01.07.2022 às 13h22
-
Como se conta a um filho que a mãe tem cancro?
Quando surge um diagnóstico de cancro esta é uma questão com a qual muitos pais e cuidadores se deparam. Saiba como agir01.07.2022 às 13h22
-
Náuseas e vómitos durante o tratamento contra o cancro? Saiba como atenuar estes sintomas
Canela e gelatina são alguns dos alimentos que podem ajudar nesta fase23.06.2022 às 14h59
-
Doentes com cancro não estão a ser todos identificados, diz ERS
Devido a problemas nos sistemas de informação, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alerta para o facto da falta de identificação de uma parte significativa dos doentes com suspeita ou confirmação de doença oncológica22.06.2022 às 15h57
-
Estudo reflete a forma como a pandemia atrasou os diagnósticos e tratamentos contra o cancro em Portugal
O estudo é uma avaliação do impacto da covid-19 no rastreio, diagnóstico e tratamento do cancro15.06.2022 às 16h41
-
Correr, cair, levantar: como treinar contra o cancro
Atividade física. Apesar dos mitos que subsistem, parece cada vez mais consensual que o exercício regular é uma arma fundamental de médicos e doentes na luta oncológica que diariamente travam. A hora é de mudar mentalidades03.06.2022 às 12h33
E Depois